quinta-feira, 11 de junho de 2009

Prossica vai lançar site

O ex-aluno do projeto PROSSICA Gleidson Santos (18) está desenvolvendo um site para a instituição com um intuito de promover e divulgar as atividades, dando visibilidade de suas ações para os colaboradores. Segundo a coordenadora Josineuma Queiroz a página vai servir para a apresentação da ONG para a sociedade, com isso eles podem vim a se tornar novos mantenedores.

Parceria que gera resultados


Núcleo de Integração pela Vida é uma entidade sem fins lucrativos com sede na cidade de Fortaleza-Ce. Fundada há 16 anos, pela a professora Maria Jose do Espirito Santo que se articulou com a UFC, para uma atuação efetiva em educação e saúde na tentativa de trabalhar a consciência crítica participativa no processo de construção da cidadania na periferia da Capital.

Núcleo de Integração da Vida leva projeto a bairros de Fortaleza

A NIV - Núcleo de Integração da Vida há 16 anos vem contribuindo e transmite para diversos bairros da periferia de Fortaleza, principalmente nas comunidades carentes palestras sobre educação preventiva DTS - Doença Sexualmente Transmitidas, Soros Positivos (HIV). Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado o número tem crescidos.E já existem mais de 8.780 notificados somente aqui no Ceará.
Segundo o diretor de programas Paulo Roberto do Espírito Santos os programas estão voltados para as instituições onde o projeto é levado por bairro com programas: na educação preventiva, destinada aos portadores e familiares soros positivos .O trabalho também acontece nas escolas públicas, associações, centro comunitários onde há maior participação de jovens, adolescentes e adultos na faixa etária de 14 a 50 anos, como onde cerca de 40 pessoas participam durante a semana onde é levado o projeto. Conforme afirmou Paulo Roberto, no momento apesar dos programas de divulgação na mídia sobre a trajetória das doenças no caso portadores do DST, HIV, a maioria das pessoas ainda é desinformada, tem vergonha e se recusam a procurar ajuda nos órgãos e instituições, pela questão de medo e até por conta da descriminação e preconceito imposto pela sociedade.
Apesar das dificuldades financeiras e o preconceito encontrada para divulgação dos seus projetos, a NIV conta apenas com a verba destinadas pelo governo de R$ 30. mil reais durante o ano, frutos de dois projetos aprovados, algumas doações , com esses recursos tentam mantém apenas quatro funcionários e alguns voluntários (jovens e adolescentes) na maioria filhos de familiares e portadores do vírus, afirma Paulo.
Os projetos divulgados nos bairros de Fortaleza, através da NIV - Núcleo de Integração a Vida tem ajudado inúmeras famílias, jovens e adolescentes como prevenir e conviver com as doenças sexualmente transmitidas.
Para maiores informações: Rua Tereza Cristina, 1944 – Fone.
Ou pelo site http://www.niv.com.br/

Dionete Aguiar

TURISMO RELIGIOSO - ATRAÇÕES DA CIDADE DE CANINDÉ



Fervor. Esta é a primeira sensação que o visitante tem ao chegar a Canindé, cidade encravada no semiárido cearense. De clima quente, com temperaturas variando entre os 24 e 32 graus, o sol é o companheiro inseparável dos romeiros que se aglomeraram pelas ruas estreitas durante os 10 dias de comemoração em homenagem a São Francisco das Chagas.

A cidade, que deve muito do seu desenvolvimento à devoção dos nordestinos, construiu, ao longo de anos, várias edificações que se tornaram pontos turísticos religiosos. Eles demonstram a história culturalmente rica de um povo humilde, que tem na fé a São Francisco sua característica principal. Estátua do padroeiro, a Basílica, a Casa dos Milagres, a Praça dos Romeiros, as igrejas menores (Igreja Nossa Senhora das Dores e Igreja Cristo Rei ou do Monte), o Museu, o Zoológico compõem o roteiro turístico e religioso de quem vai ao município. Estes locais são pontos de oração e entretenimento para os milhares de peregrinos.

A estátua de São Francisco, inaugurada há dois anos, é uma parada obrigatória. Considerada o maior monumento religioso do mundo, a construção mede exatos 30,25 metros. Com mãos postas em benção, a obra sacra teve como escultor o artista plástico Bibi e projeto arquitetônico de Expedito Deus dará. Localizada no Morro do Moinho, ela pode ser vista pelos romeiros quando eles ainda estão na estrada, há uns 10 km de distância da cidade.

A suntuosidade da obra é motivo de orgulho para os moradores da região. “Saber que a nossa estátua é a maior do mundo enche-nos de alegria”, fala com vaidade a guia turística Neila Lopes. A réplica do santo fascina, emociona, renova a esperança de um povo. São crianças, jovens, adultos, idosos, todos em volta de São Francisco num momento de fé e de orações.
Em Canindé, todos os caminhos levam à Basílica

O maior templo franciscano Latino-Americano teve sua construção iniciada ainda no século XVIII, ano de 1775. O seu interior é exuberante, um patrimônio da arquitetura nordestina, com seus afrescos, vitrais e a imagem de São Francisco abaixo da figura de Cristo de braços abertos. Os romeiros, aglomerados, fazem o imenso santuário parecer pequeno, tamanha a fé, oração, súplica, esperanças e recordações. “Quando chego aqui, me sinto em paz comigo, minha fé se renova”, declara a professora cearense, Leila Maria, que visita pela terceira vez a cidade.

Outro ponto concorrido pelos fiéis que visitam Canindé é a Casa dos Milagres, localizada no Complexo São Damião, ao lado da Basílica de São Francisco das Chagas. O ambiente possui uma áurea de fé que instiga até mesmos os mais céticos. Foi lá que encontramos a aposentada Leonora Rodrigues da Silva, 68 anos, exemplo da peregrinação em torno de São Francisco. Nascida em Fortaleza, ela mora há 20 anos no Maranhão e viajou até Canindé para cumprir sua promessa. “Tinha problemas no coração, meu corpo todo estava chagado, mas Deus e São Francisco me curaram”, relatou a fiel, enquanto sua filha cortava parte de seus cabelos para jogar na Casa dos Milagres.

Quem vai até lá também aproveita para sair literalmente abençoado. Seja uma imagem, um objeto, ou mesmo o corpo, os romeiros esperam em fila indiana o momento de receberem uma rápida unção. “Sinto-me abençoada por Deus e São Francisco”, declara a dona de casa Maria Margarida da Silva. De acordo com frei Edson a motivação das pessoas é a sensação de estar em paz com Deus.

Canindé é repleta de outras igrejas de menor porte. Próximo a Basílica está a Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga da cidade, com a pintura de Cristo crucificado num painel de oito metros de altura por cinco de largura, que chama atenção dos fiéis. É deste ponto que começa a Via Sacra do Monte, de onde muitos romeiros iniciam seus sacrifícios. Alguns chegam conduzir até pedras sobre a cabeça, numa provação para cumprimento de promessas. Seu fim é no alto da cidade na Igreja Cristo Rei ou do Monte, que apresenta em seu interior imagens, esculturas e um altar de grande beleza, outra atração para os visitantes.

Hospitalidade de Canindé

Boa parte da visitação aos pontos turísticos religiosos pode ser feitos a pé. Nessa “peregrinação” os romeiros podem ir conhecendo melhor a cidade, as histórias do povo, passando pelas infinidades de pontos de vendas, com comerciantes sempre com um bom argumento para conquistar clientes.

Como a cidade é bastante quente, algumas casas de banho estão espalhadas para refrescar os turistas, é o caso da Pousada de Apoio à Família. No estabelecimento os visitantes podem pagar para tomar um bom banho e prosseguir seu “tour” religioso por Canindé. Foi o que fez a fortalezense Maria de Fátima Souza Brandão, que veio pagar promessa. “Ter um local assim é bom, podemos tomar banho e descansar”, relatou.

Mas o povo canindeense é também um povo hospitaleiro. E nossa equipe de reportagem provou isso na pele. Cansados, depois de uma manhã de trabalho, paramos no salão de beleza da dona Claudia, onde tivemos a oportunidade de ouvir histórias, coletar informações importantes da cidade e ainda fomos agraciados por um providencial chuveirada. “Nós adoramos receber o povo, somos um povo da fé assim como São Francisco”, relatou a cabeleireira.

Canindé, nos últimos anos, vem se preparando de forma eficaz para atender ao turismo que cada ano cresce em interesse de visitar o município. Ao todo são sete hotéis. Aquarela Palace Hotel é o maior deles. Localizado no Centro da cidade conta com um atendimento especializado e uma infra-estrutura de 60 apartamentos. Além do Aquarela Palace, a cidade disponibiliza pousadas, casas alugadas dos moradores e dois abrigos cedidos pela paróquia. De acordo com o presidente da Funtec, Anastácio Pereira, os dois abrigos, o de São Francisco e o de Santo Antônio, têm capacidade, respectivamente, para 3 e 4 mil pessoas. Em ambos o romeiro pode passar um dia sem despesas, podendo assim ter um local pra descansar, almoçar, tomar banho.

Momento de lazer

Com excelentes opções de restaurantes, como o Sabor da Terra, Churrascaria o Cajueiro e Alô Alô, a comida tipicamente cearense é destaque com o bom baião de dois, a farofinha e a carne de sol bem assada.

Com um cardápio variado e atendimento de primeira, o Bar do Leão, localizado em frente ao zoológico, torna-se um ponto de encontro para os visitantes, sendo uma boa pedida para os romeiros que visitam a cidade. Alias é no zoológico que muitos romeiros descansam sob a sombra dos cajueiros após o almoço. O local é propício para o bate-papo com os amigos, aconchego dos casais e um bom ambiente para descansar. Foi o que fez a família do aposentado João Mota. “Há quarenta anos venho para Canindé cumprir minhas promessas e passear com a família. Gosto da cidade e sempre que posso paro no zoológico”, relatou o romeiro, vindo de Tururu, distrito de Itapipoca. O espaço também é atrativo para as crianças que admiram fascinadas cada jaula de animais, além de alegrarem o local com suas brincadeiras.

A viagem santa

O céu ainda estava escuro. O pau-de-arara saiu de Pentecoste com destino a Canindé, levando na carroceria romeiros com suas dores, seus clamores, histórias de vida e súplicas. Em comum, a fé no homem que viveu o Evangelho e teve o mais rápido processo de santificação da Igreja.
Entre os 40 fiéis estava a família de Etevaldo de Sousa Menezes. Há dez anos, o romeiro faz esta peregrinação a Canindé para pagar promessas e também para festejar o aniversário de seu pai. “Passamos o dia, aproveitamos a cidade, oramos e depois voltamos para casa”, contou o fiel.

A viagem é difícil, muitas vezes desgastante por conta das estradas e pelo pouco espaço, mas os romeiros que viajam em paus-de-arara, veículos que há séculos cortam as estradas nordestinas, acreditam que a fé em São Francisco é o conforto que eles precisam e encontram para seguir adiante.

O pau-de-arara muitas vezes serve de abrigo para os romeiros. É na carroceria do veículo que eles fazem as refeições e tiram a sesta no improviso: em redes, colchonetes ou até nos bancos. Alguns trocam as experiências vividas na cidade com os amigos, parentes ou mesmos com desconhecidos, já que estão unidos pela fé ao santo São Francisco. Exemplo disso é o romeiro Luis André, de Pentecoste, que trouxe sua família para vivenciar pela primeira vez a mística da fé local. “Descansamos um pouco, conversamos sempre unidos pela fé a São Francisco”, contou o fiel enquanto suas filhas brincavam na boleia do carro.

Perfil - Neila Lopes

Integrante de uma família de seis irmãos, a adolescente Neila Oliveira é umas dos 125 jovens que fazem parte do Programa de Apoio ao Turista, sob a chancela da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (Funtec), que trabalharam durante a romaria de São Francisco das Chagas. A jovem foi a guia turística de nossa equipe de reportagem.

Ainda no 1º ano do Ensino Médio, a canindeense de apenas 15 anos, de família católica é uma entre tantas pessoas da cidade que têm na sua fé o caminho para conseguir suas graças e preces. Exemplo disso foi segundo a guia turística, no passado sofreu por um problema na garganta, os médicos diagnosticarm que ela sofria de amídalas crescidas, e por um tempo a jovem Neila parou de fazer sua atividade predileta - cantar.

Após o tratamento, que foi seguido sempre sob as bênçãos do santo, a adolescente se curou sem a necessidade de uma cirurgia. Hoje ela participa como cantora do grupo de animação da festa.

Para fazer parte do Programa de Apoio ao Turista, a jovem passou por um treinamento de um ano. O processo de capacitação dos jovens estudantes é feito em duas fases, com seis meses de duração cada. A primeira fase é basicamente teórica. O aluno ganha apostilas, que explicam como o futuro guia aprende a lidar com pessoas, a falar em público, além da história dos pontos turísticos de Canindé e das personalidades do município. A segunda etapa é de experiência prática, nas escolas, fóruns, tudo para que os estudantes tenham uma boa experiência de como trabalhar com público e fazer um bom serviço durante a maior romaria da América Latina

Durante nossa caminhada pelos pontos turísticos, Neila contou que seu objetivo profissional é seguir a carreira de jornalista, por gostar deste contato com o público e também ajudar as pessoas. Mais confessou que pretende ainda ajudar na função de guia em outras festas de São Francisco. “É uma forma de auxiliar os fiéis na romaria, pois a gente trabalha nos pontos estratégicos”, concluiu.

***********************************************************************


Agradecimento a Neila que muito ajudou para a elaboração da reportagem sobre turismo religioso em Canindé.

Entrevista com o presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turimso (Funcet), Antônio Anastácio Pereira



Entrevista de Anastacio Pereira para reportagem finalista do Concurso Cultural Adisia Sá. Turismo Religioso em Canindé

Quantos romeiros visitam a cidade de Canindé durante os 10 dias de festa por conta do padroeiro?

Anastácio Pereira: Durante o ano Canindé recebe mais de 2 milhões de romeiros. Durante os 10 dias de festa de São Francisco de Canindé, a cidade recebe 1 milhão de visitantes de todas as partes do Brasil e até mesmo do exterior.

A Funcet tem algum trabalho para o alojamento dos romeiros durante a festa de São Francisco?
Anastácio Pereira: Não. A paróquia da cidade é que cede dois abrigos, o de São Francisco e o de Santo Antônio, onde o romeiro pode passar 24 horas sem despesas. O romeiro assim tem um local pra descansar, almoçar, tomar banho.

Como vê a importância da festa de São Francisco para a cidade de Canindé?

Anastácio Pereira: A romaria é a mola mestra da cidade. A dona Raimundinha do interior está criando a galinha para vender ao seu Zé do restaurante. Os agricultores que plantam os legumes, que criam animais esperam esta época para aumentam sua renda familiar. Neste período o romeiro deixa em torno de 30 milhões de reais para a comunidade.

Poderia falar sobre o como são preparados os jovens guias para atender ao público durante a Romaria de São Francisco?


Anastácio Pereira: Os jovens que trabalham como guia turísticos nesta época integram um projeto que conta com a parceria do governo federal, do governo do estado e do governo municipal. São jovens entre 14 e 17 anos, da própria comunidade É uma forma encontrada pelo governo num intuito de sociabilizar as pessoas.

Como é processo de seleção dos guias turísticos?

Anastácio Pereira: O estudante primeiramente precisa estar na escola com boas notas. Depois de escolhidos os jovens passam por treinamentos de um ano de duração. Eles estudam a história de Canindé, depois aprendem noções de turismo, alguns conseguem até vagas em agências do ramo.

Como surgiu a idéia de fazer a estátua de São Francisco?

Anastácio Pereira: Foi um projeto feito pelo Sebrae, que fez um levantamento junto à sociedade para saber qual a prioridade do povo canindeense. E o projeto da Estátua de São Francisco foi escolhido pela comunidade. Hoje as pessoas que vem a Canindé vão ao monumento e à Basílica. São os dois pontos principais do turismo religioso da cidade. Afinal é a estatua religiosa mais alta do mundo com 30,25 metros.

Como o presidente entende a importância de São Francisco para o mundo hoje?
Anastácio Pereira: Neste mundo hoje que só fala em violência, São Francisco é o santo da paz. Ele era o maior pregador do evangelho.Para percebermos São Francisco lutou pela ecologia há 850 anos atrás. Naquela época chamavam-no de louco e hoje o mundo só fala em ecologia, aquecimento global. Por aí se endente a importância do padroeiro de Canindé.

Homenagem ao Dia dos Namorados



Como amanhã é o dia dos namorados, nada melhor que escutar Marisa Monte ao som de "Beija Eu", música composta pela própria ao lado de Arnaldo Antunes. E com direito aos melhores beijos do cinema!

Letra:
Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...

Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...

Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...

Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...

Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...

Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...

Aaaaah! ah ah ah ah! ah!
Ah! ah ah ah!
Ah! ah ah ah!
Ah ah ah!...

Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...

Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...

Aaaah! Aaaaah!
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!...

Fruto da Prossica

Michel Barros

O estudante de jornalismo das Faculdades Cearenses (FAC) Michel Barros freqüentou a ONG educacional Prossica, localizada no bairro do Castelão, o projeto potencializa seus trabalhos na ocupação de atividades extracurriculares com crianças e adolescentes, entre 5 a 18 anos, tendo como missão de formar cidadãos conscientes de suas funções na sociedade. Michel nesta entrevista conta um pouco de sua chegada, seu convívio e afazeres no projeto Prossica.

PP - Quando você começou a freqüentar o Projeto?

MICHEL - Eu comecei a freqüentar com seis anos de idade, lá funcionava, ainda com uma creche, no antigo colégio Castelo do Rei.

PP Conte como você foi parar no Projeto? Como era sua vida antes de ir para o Projeto?

MICHEL - Começou no momento em que eu, minha mãe e meus irmãos chegamos ao bairro Castelão. Minha mãe teve a necessidade de trabalha fora, pois estava se divorciando do meu pai, foi onde meus parentes e vizinhos indicaram a creche.

PP O que você mais gostava de fazer no Projeto (aula ou atividade)?

MICHEL - Ah! Gostava de tantas coisas, das lições bíblicas, discipulado, aulas de violão e teclado. Quando eu sair, comecei a ser voluntário no projeto ensinando reforço escolar para o CPV e MQV, aí era realmente o que gostava de fazer, estava repassando algo que tinha aprendido.

PP Quando e por quem você foi apadrinhado?

MICHEL - Ao entrar na creche por padrinhos norte-americanos

PP Ele escrevia sempre?

MICHEL - Duas vezes no ano.

PP O que ele costumavam escrever?

MICHEL - Contava sobre sua família, o local onde morava e respondia as perguntas que eu fazia a ele, mas principalmente dizia que estava intercedendo pelo meu lar.

PP O que você acha dele?

MICHEL - Vejo-o como um exemplo de amor. Não sei como alguém de tão longe pudesse te amado esta obra maravilhosa que é de ajudar crianças e jovens sem recebe nada em troca.

PP Quando você aceitou a Jesus como Salvador?

MICHEL - Como muitos dizem nasci na fé, mas num culto de criança na minha igreja uma preleitora falou que ninguém nascia na fé, todos que seguem a Cristo deveriam confessa a Jesus com sua própria boca. Ai! Naquele mesmo momento me derramei de todo o meu coração para Cristo que é meu único Senhor e Salvador até hoje.

PP Você pode afirmar que o período que você está no Projeto mudou sua vida? De que forma?

MICHEL - O projeto funcionar como caminho para libertar os jovens de uma realidade imposta pela sociedade de que não conseguirão um futuro brilhante, sendo assim eles não almejam um crescimento dentro deste ciclo social. Mas para mim foi diferente aproveitei as oportunidades apresentadas, agarrei posso dizer que usufruiu muito bem. Estas oportunidades foram de uma base sólida na educação cristã, apoio na escolha da minha faculdade e amizades adquiridas.

PP) Você tem planos para o futuro?Quais?

MICHEL - Ah! Meus planos são muitos, mas o primeiro e de concluir minha faculdade e daí fazer minha especialização na área econômica e logo após casa-me.

PP Fale sobre sua família? Eles freqüentaram o Projeto?

MICHEL - Moro num lar abençoado por Deus, mas como existem contradições meus pais estão divorciados há 12 anos logo após o nascimento da minha irmã. Hoje em dia minha família é basicamente formada pela mãe que se chama Denizia que exerce o papel também de pai, tenho três irmãos o Marcos, Mikailson e a Joquebed.

Eu e o Mikailson freqüentávamos o projeto desde quando éramos crianças, agora só minha maninha participa das atividades.

Somos evangélicos apesar de congregamos em igrejas diferentes o meus irmão são da Presbiteriana, eu e minha mãe com minha irmã vamos para a Assembléia de Deus.

PP Conte um pouco sobre sua infância: onde você mora? Como era sua casa?

MICHEL - Minha infância foi de felicidades e oportunidades, sempre fui estudioso e palhaço, brinquei, corri, pulei bastante ah! Sinto muita falta deste tempo voltando.Éramos de classe baixa, a casa onde moramos era simples construída com esforço da minha mãe que todos os momentos, a vejo como uma coluna e exemplo para o que sou hoje.Trabalhava para poder dá o melhor a nos filhos e ainda acompanhava o nosso desenvolvimento no colégio, no bairro, na igreja sempre presente. Posso dizer que tudo mudou as roupas que vestimos, a casa onde moramos é só o senhor abençoado.

PP De que forma a Compassion ajudou você e sua família?

MICHEL - O principal foi de assistir eu e meus irmãos para que pudéssemos forma um caráter cristão na luz de cristo.

PP Você pretende trabalhar na Compassion como voluntária? Por quê? Quando? Já trabalha? Onde?

MICHEL - Fui um ano voluntário no projeto BR 167 como professor de apoio escolar, a partir daquele momento surgiu desejo em meu coração de poder ajudar o meu próximo como ajudaram também a mim. Como a formação que terei poderei ser uma ferramenta na mão da Compassion direcionada por Deus a exercer uma função para crescimento da solidariedade ao próximo ao longo dos anos.

PP Que mensagem você quer deixar para os nossos leitores.

MICHEL - A vida é como uma editoria de jornal o editor te da uma pauta para poder cobrir uma matéria e você a seguir se quiser, assim e Deus com seus filhos ensina lhes o caminho a seguir segue que quer.

Dionete Aguiar

Projeto Higienização e Saúde no Prossica


O Prossica vem propor aos alunos e comunidades carentes do bairro Castelão o “Projeto de Higienização e Saúde”. Evento que se realizará durante o mês de junho e julho, as quintas-feiras, no horário de 8hs às 11hs e 13 às 17horas.

Na abertura, dia 08, participaram mais de 250 pessoas entre alunos, pais, professores e voluntários. Nesse primeiro momento, o trabalho de atividade se desenvolverá em quatro áreas: física, sócio-emocional, cognitiva e espiritual. O projeto terá como objetivo contribuir para que crianças, adolescentes e pais se conscientizem sobre a importância de alguns cuidados de higiene corporal, pessoal e bocal. Além disso, determinados alimentos e situações prejudiciais à saúde, pesquisas sobre as formas de prevenção de doenças e reconhecimento da importância de vacinas estão entre os pontos a serem abordados do evento.

De acordo com a diretora do Prossica Neuma Queiroz, o evento segue até o final deste mês. "Buscamos o trabalho com as comunidades carentes em todas as áreas, pois a maioria das famílias parece entender que pobreza é sinônimo de sujeira e precisamos consertar tal visão", comenta a diretora.

Os interessados podem procurar a secretária do Prossica – Av. Castelo de Castro, nº. 70- Bairro Castelão
Dionete Aguiar

Estão abertas inscrições para curso de Arte

O Prossica realiza em sua sede neste mês de junho cursos de artes para mães e alunos das comunidades do bairro Castelão. Os cursos nomeados "Projeto de Artes" serão ministrados pela professora Ana Lúcia Santos e serão realizados nas sextas-feiras.

O Projeto de Artes tem por objetivo trabalhar com atividades artesanais, pinturas, decorações para quartos de crianças, confecção de biscuit, bijuterias, couchês e telas em gessos. O programa iniciou suas atividades no último dia dois desse mês, e contou com a participação de 20 mães e 40 alunos que foram orientados por professores e voluntários.

Para o Prossica esses eventos têm a função de contribuir para melhoria dos conhecimentos e trabalhar a questão da construção pessoal e valores dos participantes. Além do mais, os cursos servem como fonte de renda com as vendas das peças fabricadas.

"Foi muito proveitoso para as mães este trabalho, pois serve como ajuda a renda familiar", ressaltou a professora Ana Lúcia Santo a respeito da importância do Projeto para comunidade Castelão.

O sucesso do evento pôde ser avaliado em função das vendas. Até o dia três deste mês 50% das mercadorias já haviam sido vendidas.

As inscrições para novas turmas estão abertas e os interessados podem se inscrever na secretária do Projeto nos períodos da manhã (8hs as 12hs) ou da tarde (13hs as 16hs). O Prossica fica localizado na Avenida Castelo de Castro, nº 70, bairro Castelão.


Dionete Aguiar