quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fruto da Prossica

Michel Barros

O estudante de jornalismo das Faculdades Cearenses (FAC) Michel Barros freqüentou a ONG educacional Prossica, localizada no bairro do Castelão, o projeto potencializa seus trabalhos na ocupação de atividades extracurriculares com crianças e adolescentes, entre 5 a 18 anos, tendo como missão de formar cidadãos conscientes de suas funções na sociedade. Michel nesta entrevista conta um pouco de sua chegada, seu convívio e afazeres no projeto Prossica.

PP - Quando você começou a freqüentar o Projeto?

MICHEL - Eu comecei a freqüentar com seis anos de idade, lá funcionava, ainda com uma creche, no antigo colégio Castelo do Rei.

PP Conte como você foi parar no Projeto? Como era sua vida antes de ir para o Projeto?

MICHEL - Começou no momento em que eu, minha mãe e meus irmãos chegamos ao bairro Castelão. Minha mãe teve a necessidade de trabalha fora, pois estava se divorciando do meu pai, foi onde meus parentes e vizinhos indicaram a creche.

PP O que você mais gostava de fazer no Projeto (aula ou atividade)?

MICHEL - Ah! Gostava de tantas coisas, das lições bíblicas, discipulado, aulas de violão e teclado. Quando eu sair, comecei a ser voluntário no projeto ensinando reforço escolar para o CPV e MQV, aí era realmente o que gostava de fazer, estava repassando algo que tinha aprendido.

PP Quando e por quem você foi apadrinhado?

MICHEL - Ao entrar na creche por padrinhos norte-americanos

PP Ele escrevia sempre?

MICHEL - Duas vezes no ano.

PP O que ele costumavam escrever?

MICHEL - Contava sobre sua família, o local onde morava e respondia as perguntas que eu fazia a ele, mas principalmente dizia que estava intercedendo pelo meu lar.

PP O que você acha dele?

MICHEL - Vejo-o como um exemplo de amor. Não sei como alguém de tão longe pudesse te amado esta obra maravilhosa que é de ajudar crianças e jovens sem recebe nada em troca.

PP Quando você aceitou a Jesus como Salvador?

MICHEL - Como muitos dizem nasci na fé, mas num culto de criança na minha igreja uma preleitora falou que ninguém nascia na fé, todos que seguem a Cristo deveriam confessa a Jesus com sua própria boca. Ai! Naquele mesmo momento me derramei de todo o meu coração para Cristo que é meu único Senhor e Salvador até hoje.

PP Você pode afirmar que o período que você está no Projeto mudou sua vida? De que forma?

MICHEL - O projeto funcionar como caminho para libertar os jovens de uma realidade imposta pela sociedade de que não conseguirão um futuro brilhante, sendo assim eles não almejam um crescimento dentro deste ciclo social. Mas para mim foi diferente aproveitei as oportunidades apresentadas, agarrei posso dizer que usufruiu muito bem. Estas oportunidades foram de uma base sólida na educação cristã, apoio na escolha da minha faculdade e amizades adquiridas.

PP) Você tem planos para o futuro?Quais?

MICHEL - Ah! Meus planos são muitos, mas o primeiro e de concluir minha faculdade e daí fazer minha especialização na área econômica e logo após casa-me.

PP Fale sobre sua família? Eles freqüentaram o Projeto?

MICHEL - Moro num lar abençoado por Deus, mas como existem contradições meus pais estão divorciados há 12 anos logo após o nascimento da minha irmã. Hoje em dia minha família é basicamente formada pela mãe que se chama Denizia que exerce o papel também de pai, tenho três irmãos o Marcos, Mikailson e a Joquebed.

Eu e o Mikailson freqüentávamos o projeto desde quando éramos crianças, agora só minha maninha participa das atividades.

Somos evangélicos apesar de congregamos em igrejas diferentes o meus irmão são da Presbiteriana, eu e minha mãe com minha irmã vamos para a Assembléia de Deus.

PP Conte um pouco sobre sua infância: onde você mora? Como era sua casa?

MICHEL - Minha infância foi de felicidades e oportunidades, sempre fui estudioso e palhaço, brinquei, corri, pulei bastante ah! Sinto muita falta deste tempo voltando.Éramos de classe baixa, a casa onde moramos era simples construída com esforço da minha mãe que todos os momentos, a vejo como uma coluna e exemplo para o que sou hoje.Trabalhava para poder dá o melhor a nos filhos e ainda acompanhava o nosso desenvolvimento no colégio, no bairro, na igreja sempre presente. Posso dizer que tudo mudou as roupas que vestimos, a casa onde moramos é só o senhor abençoado.

PP De que forma a Compassion ajudou você e sua família?

MICHEL - O principal foi de assistir eu e meus irmãos para que pudéssemos forma um caráter cristão na luz de cristo.

PP Você pretende trabalhar na Compassion como voluntária? Por quê? Quando? Já trabalha? Onde?

MICHEL - Fui um ano voluntário no projeto BR 167 como professor de apoio escolar, a partir daquele momento surgiu desejo em meu coração de poder ajudar o meu próximo como ajudaram também a mim. Como a formação que terei poderei ser uma ferramenta na mão da Compassion direcionada por Deus a exercer uma função para crescimento da solidariedade ao próximo ao longo dos anos.

PP Que mensagem você quer deixar para os nossos leitores.

MICHEL - A vida é como uma editoria de jornal o editor te da uma pauta para poder cobrir uma matéria e você a seguir se quiser, assim e Deus com seus filhos ensina lhes o caminho a seguir segue que quer.

Dionete Aguiar

Nenhum comentário: