segunda-feira, 29 de outubro de 2007

AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE NO LITORAL DO ARACATI - CE

DESTAQUE: Trabalho Fotográfico
TEMA: AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE NO LITORAL DO ARACATI - CE
LOCAL: Aracati - CE
A costa do sol nascente no litoral leste do estado do Ceará compreende alguns municípios e também algumas comunidades costeiras, alem da desembocadura (foz) do Rio Jaguaribe importante recurso hídrico do estado.
A cidade de Aracati, sua pequena comunidade de Canoa Quebrada e ainda o Rio Jaguaribe formam elementos paisagísticos de primeira grandeza.
A praia de Canoa Quebrada, principal roteiro turístico do litoral leste é mundialmente conhecida por suas paisagens paradisíacas, dunas, falésias, vegetação e mar de águas verdes cálidas está distante 156 km de Fortaleza e encanta a todos que a visitam.
Ponto de referencia turístico do estado, destaca-se ainda na região a deslumbrante paisagem do Rio Jaguaribe com suas matas ciliares, manguezais e mata de carnaúba.
Contudo nas últimas três décadas a referida região e seu meio ambiente vêm sendo agredidos, atividade turística sem planejamento, construções irregulares, desmatamento, queimadas, destruição dos mangues, poluição do rio e seus afluentes, aplainamento e super ocupação de dunas, e construções irregulares, ações predatórias que ameaçam toda a paisagem local.
A atividade turística no município de Aracati e mais especificamente nas áreas litorâneas, transformou a natureza do lugar e também a vida da população local que passou a conviver com uma realidade muitas vezes conflituosa.
A falta de respeito em relação às questões culturais e ambientais leva à perda e a deteriorização dos recursos naturais, prejuízo da qualidade de vida da população local, alteração dos costumes da população receptora. Com a degradação do meio ambiente ao longo dos anos, despertou o meu interesse de fazer este trabalho no município de Aracati, que em algumas visitas vejo os descasos feitos à fauna e flora daquela região.



Fotografias de Dionete Aguiar 2007

CANOA QUEBRADA: Agressão ao meio ambiente, construções irregulares sobre as falésias e dunas moveis




CANOA QUEBRADA: Agressão ao meio ambiente, construções irregulares sobre as falésias e dunas moveis
Aracati - CE
Dionete 2007

TABULEIRO LITORÂNEO: Desmatamento e Queimadas




TABULEIRO LITORÂNEO: Desmatamento e Queimadas
Aracati - CE
Dionete 2007

RIO JAGUARIBE: poluição e construções irregualares



RIO JAGUARIBE: poluição e construções irregualares
Aracati - CE
Dionete Aguiar 2007

Poluição às margens do Rio Jaguaribe




Poluição as margens do Rio Jaguaribe
Aracati - Ce
Dionete 2007
Dedico este trabalho aos meus orientadores o Fotojornalista Marcos Vieira e Ambientalista Maria Elia.