quinta-feira, 11 de junho de 2009

Núcleo de Integração da Vida leva projeto a bairros de Fortaleza

A NIV - Núcleo de Integração da Vida há 16 anos vem contribuindo e transmite para diversos bairros da periferia de Fortaleza, principalmente nas comunidades carentes palestras sobre educação preventiva DTS - Doença Sexualmente Transmitidas, Soros Positivos (HIV). Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado o número tem crescidos.E já existem mais de 8.780 notificados somente aqui no Ceará.
Segundo o diretor de programas Paulo Roberto do Espírito Santos os programas estão voltados para as instituições onde o projeto é levado por bairro com programas: na educação preventiva, destinada aos portadores e familiares soros positivos .O trabalho também acontece nas escolas públicas, associações, centro comunitários onde há maior participação de jovens, adolescentes e adultos na faixa etária de 14 a 50 anos, como onde cerca de 40 pessoas participam durante a semana onde é levado o projeto. Conforme afirmou Paulo Roberto, no momento apesar dos programas de divulgação na mídia sobre a trajetória das doenças no caso portadores do DST, HIV, a maioria das pessoas ainda é desinformada, tem vergonha e se recusam a procurar ajuda nos órgãos e instituições, pela questão de medo e até por conta da descriminação e preconceito imposto pela sociedade.
Apesar das dificuldades financeiras e o preconceito encontrada para divulgação dos seus projetos, a NIV conta apenas com a verba destinadas pelo governo de R$ 30. mil reais durante o ano, frutos de dois projetos aprovados, algumas doações , com esses recursos tentam mantém apenas quatro funcionários e alguns voluntários (jovens e adolescentes) na maioria filhos de familiares e portadores do vírus, afirma Paulo.
Os projetos divulgados nos bairros de Fortaleza, através da NIV - Núcleo de Integração a Vida tem ajudado inúmeras famílias, jovens e adolescentes como prevenir e conviver com as doenças sexualmente transmitidas.
Para maiores informações: Rua Tereza Cristina, 1944 – Fone.
Ou pelo site http://www.niv.com.br/

Dionete Aguiar

Nenhum comentário: