quinta-feira, 11 de junho de 2009

Entrevista com o presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turimso (Funcet), Antônio Anastácio Pereira



Entrevista de Anastacio Pereira para reportagem finalista do Concurso Cultural Adisia Sá. Turismo Religioso em Canindé

Quantos romeiros visitam a cidade de Canindé durante os 10 dias de festa por conta do padroeiro?

Anastácio Pereira: Durante o ano Canindé recebe mais de 2 milhões de romeiros. Durante os 10 dias de festa de São Francisco de Canindé, a cidade recebe 1 milhão de visitantes de todas as partes do Brasil e até mesmo do exterior.

A Funcet tem algum trabalho para o alojamento dos romeiros durante a festa de São Francisco?
Anastácio Pereira: Não. A paróquia da cidade é que cede dois abrigos, o de São Francisco e o de Santo Antônio, onde o romeiro pode passar 24 horas sem despesas. O romeiro assim tem um local pra descansar, almoçar, tomar banho.

Como vê a importância da festa de São Francisco para a cidade de Canindé?

Anastácio Pereira: A romaria é a mola mestra da cidade. A dona Raimundinha do interior está criando a galinha para vender ao seu Zé do restaurante. Os agricultores que plantam os legumes, que criam animais esperam esta época para aumentam sua renda familiar. Neste período o romeiro deixa em torno de 30 milhões de reais para a comunidade.

Poderia falar sobre o como são preparados os jovens guias para atender ao público durante a Romaria de São Francisco?


Anastácio Pereira: Os jovens que trabalham como guia turísticos nesta época integram um projeto que conta com a parceria do governo federal, do governo do estado e do governo municipal. São jovens entre 14 e 17 anos, da própria comunidade É uma forma encontrada pelo governo num intuito de sociabilizar as pessoas.

Como é processo de seleção dos guias turísticos?

Anastácio Pereira: O estudante primeiramente precisa estar na escola com boas notas. Depois de escolhidos os jovens passam por treinamentos de um ano de duração. Eles estudam a história de Canindé, depois aprendem noções de turismo, alguns conseguem até vagas em agências do ramo.

Como surgiu a idéia de fazer a estátua de São Francisco?

Anastácio Pereira: Foi um projeto feito pelo Sebrae, que fez um levantamento junto à sociedade para saber qual a prioridade do povo canindeense. E o projeto da Estátua de São Francisco foi escolhido pela comunidade. Hoje as pessoas que vem a Canindé vão ao monumento e à Basílica. São os dois pontos principais do turismo religioso da cidade. Afinal é a estatua religiosa mais alta do mundo com 30,25 metros.

Como o presidente entende a importância de São Francisco para o mundo hoje?
Anastácio Pereira: Neste mundo hoje que só fala em violência, São Francisco é o santo da paz. Ele era o maior pregador do evangelho.Para percebermos São Francisco lutou pela ecologia há 850 anos atrás. Naquela época chamavam-no de louco e hoje o mundo só fala em ecologia, aquecimento global. Por aí se endente a importância do padroeiro de Canindé.

Nenhum comentário: