Ainda no 1º ano do Ensino Médio, a canindeense de apenas 15 anos, de família católica é uma entre tantas pessoas da cidade que têm na sua fé o caminho para conseguir suas graças e preces. Exemplo disso foi segundo a guia turística, no passado sofreu por um problema na garganta, os médicos diagnosticarm que ela sofria de amídalas crescidas, e por um tempo a jovem Neila parou de fazer sua atividade predileta - cantar.
Após o tratamento, que foi seguido sempre sob as bênçãos do santo, a adolescente se curou sem a necessidade de uma cirurgia. Hoje ela participa como cantora do grupo de animação da festa.
Para fazer parte do Programa de Apoio ao Turista, a jovem passou por um treinamento de um ano. O processo de capacitação dos jovens estudantes é feito em duas fases, com seis meses de duração cada. A primeira fase é basicamente teórica. O aluno ganha apostilas, que explicam como o futuro guia aprende a lidar com pessoas, a falar em público, além da história dos pontos turísticos de Canindé e das personalidades do município. A segunda etapa é de experiência prática, nas escolas, fóruns, tudo para que os estudantes tenham uma boa experiência de como trabalhar com público e fazer um bom serviço durante a maior romaria da América Latina
Durante nossa caminhada pelos pontos turísticos, Neila contou que seu objetivo profissional é seguir a carreira de jornalista, por gostar deste contato com o público e também ajudar as pessoas. Mais confessou que pretende ainda ajudar na função de guia em outras festas de São Francisco. “É uma forma de auxiliar os fiéis na romaria, pois a gente trabalha nos pontos estratégicos”, concluiu.
***********************************************************************
Agradecimento a Neila que muito ajudou para a elaboração da reportagem sobre turismo religioso em Canindé.
Um comentário:
Legal, muito legal encontrar uma menina tão graciosa e ainda por cima minha xará. E parabens a você Dionete pela iniciativa.
Postar um comentário