segunda-feira, 15 de junho de 2009

Acupuntura, uma técnica que ganha cada dia mais admiradores



A acupuntura é conhecida como sendo uma técnica de ênfase medicinal de origem chinesa, em que há a manipulação do chi para ajudar a equilibrar as forças opostas do yin e yang.


O chi é conhecido como uma fonte de energia que fluiria pelo corpo através de 14 caminhos, conhecidos como meridianos. Quando o yin e o yang estão em harmonia, o chi flui livremente pelo corpo, concebendo ao corpo humano a saúde plena. Conseqüentemente quando o individuo se sente mal acontece um desequilíbrio do chi ao longo de um dos meridianos.


A mecânica técnica da acupuntura vai consistir em inserir agulhas em pontos específicos do corpo, para desobstruir algo que atrapalhe o livre fluimento do chi pelos meridianos, restaurando assim, a distribuição do yin e yang. Normalmente as agulhas utilizadas na acupuntura são giradas, aquecidas, ou mesmo estimuladas com correntes elétricas fracas, ultra-som, ou luz de certos comprimentos de onda.


A partir da década de 1970, ocorreram inúmeros estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia desta técnica oriental. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma lista com 41 doenças que apresentaram melhoras através do tratamento com acupuntura. Este estudo da OMS pode ser acompanhado através do Acupunture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, documento que traz os resultados destas pesquisas. Neste documento foi estudado, analisado e comporvado a eficácia da acupuntura - como também as técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu e tuina,,além do acupressura.


Após uma explicação resumida sobre o assunto, trago uma entrevista com o Dr. Alberto Bittencourt Senna, fisioterapeuta e especialista em Terapias Tradicionais Chinesas, que conta um pouco mais sobre essa técnica que atraia milhões curiosos sobre os benefícios da acupuntura.


Entrevista:

D.A. - O que é Acupuntura?

Dr. Senna - É a terapia milenar chinesa realizada através de agulhas –ACCUN= AGULHA;PUNTURA= INSERIR


D.A. - Há feito colateral?

Dr. Senna - Geralmente as pessoas que procuram o tratamento não apresenta efeitos colaterais mais existem uma precaução com relação às mulheres gestantes por que existem certos pontos abortivos.


D.A. - Qualquer pessoa pode fazer?

Dr. Senna - Não existe distinção quanto a idade do paciente, porém em idoso por terem pele muito sensível pode acontecer de não haver uma boa fixação da agulha, neste caso faz-se fitoterapia chinesa.


D.A. - Quanto o material utilizado há segurança?

Dr. Senna - Sim, pois as agulhas usadas são descartáveis e de uso único.


D.A. - O tratamento é doloroso?

Dr. Senna - Não pois as agulhas são pouco mais grossa que o fio de cabelo e não é como das agulhas usadas para aplicar injeções pois além de perfurante são cortantes . Mais ao aplicar uma injeção a dor é causada pelo medicamento, já na acupuntura elas são perfurante atinge apenas na pele(derme).


D.A. - Em que doença a Acupuntura pode trazer benefício?

Dr. Senna - Segundo a organização Acupuntura apresenta efeitos curativos em: Distúrbios Pulmonares, Neurológicos, Cardiovaculares, Hepáticas, Gastroentestinais, enfim em todas classes, mais onde há comportamento emocionais, pois acupuntura trata o corpo, mente e espírito.


D.A. - Existe grande procura para tratamento da Acupuntura?

Dr. Senna - Sim, hoje em dia as pessoas a procura é muito grande principalmente as pessoas que tem problemas de enxaquecas, mulheres na TPM, distúrbios emocionais, estresse, insônia etc..


D.A. - Por que é melhor que o tratamento Alopático?

Dr. Senna - Por que não apresenta sintomas, efeitos colaterais, trata a causa e origem da doença, do individuo como em todo


D.A. - O que o senhor aconselha para que o paciente possa obter um bom êxito no tratamento?

Dr. Senna - As pessoas devem ter bom controle emocional, hábitos saudáveis, pois quando se possui um equilíbrio emocional todo mal pode ser tratado como diz o velho ditado - men sâ in corpore sano.


Dr. Alberto Bittencourt Senna

Fisioterapeuta

Especialista em Terapias Tradicionais Chinesas

Rua Silva Paulet, 3293- Sl 8-Aldeota

Fone(05) 321.5418


Nenhum comentário: